ferramentas grátis para aumentar sua produtividade online

Se você é novo por aqui, não esqueça de assinar nosso Boletim GRÁTISno box à direita. Obrigado pela visita!


Ferramentas de Produtividade
Há algum tempo atrás eu conversei com uma simpática senhora idosa e ela me contou como eram as coisas à cerca de meio século atrás, em particular na zona rural, onde passou grande parte de sua juventude.

Atualmente todos reclamam de serem pessoas “super ocupadas”, mas esta senhora fazia tantas coisas em um só dia que nem daria para acreditar que o dia dela tinha as mesmas 24hs que o nosso.
Entre as coisas que ela fazia diariamente, e que nós não precisamos fazer estão: cortar lenha para cozinhar, retirar água no poço, lavar roupas no rio e alimentar os animais entre outras tarefas. Isto sem falar nas colheitas sazonais de milho, mandioca, verduras e outros alimentos produzidos “em casa”.
Esta senhora me falou que hoje em dia as pessoas, especialmente os jovens, menosprezam ou não sabem utilizar as “coisas modernas” (tecnologia) para tornar suas vidas melhores. Concordei inteiramente!
Atualmente, até mesmo as pessoas mais pobres têm acesso à gás de cozinha, microondas, supermercado, água encanada e máquina de lavar, entre outras facilidades. Mas isto faz com que tenhamos mais tempo livre? Normalmente não!
E porquê? Porquê nos tornamos mestres em gastar nosso tempo.
Mas agora falemos sobre computadores e internet. Nossa qualidade de vida melhorou em função destas maravilhas? Provavelmente não para a maioria, principalmente para quem trabalha com isto. Existe muitas distrações na internet, como você bem sabe. Se não tomarmos cuidado, podemos nos tornar mestres em contraprodutividade.
Mas claro que também temos ferramentas fantásticas que podem nos ajudar a sermos mais produtivos. Inspirado na simpática senhora do sertão, eu selecionei neste artigo as 10 ferramentas que considero mais úteis em se tratando de produtividade. Espero que sejam úteis para você também, vamos à elas…
.

Gmail

Ler e responder emails é onde gastamos grande parte do nosso tempo e, particularmente, considero o Gmaila ferramenta de emails mais produtiva. Você pode buscar por mensagens importantes, usar “respostas prederminadas”, educar o filtro anti-spam, educar o sistema para classificar as mensagens como importantes ou não, criar pastas e muito mais. E se você usa outro provedor de emails, poderá adicionar facilmente sua conta ao Gmail e usufruir desta ferramenta. O Gmail tem uma vasta gama de recursos mas se você se dedicar a aprender apenas uma fração deles, isto já aumentará sua produtividade.
.

Alertas do Google

Pesquisar é uma coisa que requer tempo então dependendo do objetivo da pesquisa, deixo por conta da ferramenta Alertas do Google.  O problema quando você faz uma pesquisa no Google é que você vê muitas páginas antigas misturadas às novas. Dependendo do assunto, os resultados das pesquisas são irrelevantes. Os Alertas do Google resolvem de vez este problema pois mostra apenas resultados atuais e relevantes, conforme as configurações que você determina. Saiu alguma novidade no tópico que você pesquisa, o Google te informa imediatamente. Todos nós temos de pesquisar sobre os mais variados assuntos e os Alertas do Google estão aí para dar uma força.
 .

Google Dashboard

Se você não conhece o Google Dashboard, imagine um serviço onde você pode se conectar à todos os serviços associados à sua conta Google com apenas um login. Mas o Google Dashboard vai mais além, imagine acessar seu histórico de navegação, suas senhas gravadas, seus favoritos e muito mais emqualquer computador e com apenas um login? Pois é exatamente assim que funciona o Google Dashboard! Claro que você tem que tomar muito cuidado com sua senha ao utilizar computadores de terceiros ou até seu “notebook de viagem”, mas tomados os devidos cuidados, é uma “mão na roda”. Sei que os “do contra” vão questionar que o Google pode bisbilhotar nossa privacidade mas, sinceramente, dá para acreditar em privacidade hoje em dia? Já que não temos privacidade, vamos relaxar e sermos mais produtivos :-) .
.

Google Docs

Esta ferramenta grátis é uma espécie de Microsoft Office simplificado. O que eu gosto no Google Docs é que mantenho minhas planilhas e documentos de textos 100% online. Isto facilita muito a minha vida, principalmente quando estou trabalhando em equipe. Por exemplo, quando preciso compartilhar alguma planilha, documento de texto ou PDF com algum contratado ou parceiro de negócios, não preciso anexar nenhum arquivo em meus emails, basta compartilhar um link e está feito. Inclusive o Google Docs cria PDFsde qualquer documento com apenas alguns cliques.
.

XMind

Mapas mentais  ou mindmaps são a maneira ideal de tirar uma idéia do papel e dar vida a ela. Se você não sabe o que são mapas mentais, recomendo que faça uma pesquisa no Youtube e vai encontrar bastante dicas de como criá-los. Talvez eu faça um vídeo sobre o assunto no futuro mas já posso te dar a dica da minha ferramenta preferida para criar mapas mentais que é o XMind, claro.
.

JetPack

Este é um plugin para WordPress que é muito mais que um simples plugin. Ao invés de instalar um plugin para seus leitores compartilharem seu conteúdo nas redes sociais, outro plugin para revisão gramatical, outro plugin para seus leitores se subscreverem à novos comentários, outro para estatísicas, etc, você instala o JetPack e está feito. Só a revisão gramatical do plugin já me faz economizar um tempão. O JetPack pode ser instalado automaticamente, basta clicar em “Plugin/Adicionar Plugin” no seu painel de administrador, fazer a busca por “JetPack” e instalar.
.

Mail Big File

Alguma vez você já precisou enviar um arquivo anexado e este arquivo extrapolava o limite do seu provedor de emails? Pois o Mail Big File permite o envio de arquivos de até 300MB e você nem precisa se registrar. Basta preencher um formulário com o email do destinatário, fazer o upload do arquivo e inserir o seu email. Existem outros serviços que permitem arquivos maiores como o SendThisFile mas o Mail Big File é bem mais fácil de usar e “quebra um galho” na maioria dos casos.
.

Stock.XCHNG

Quando você precisar de fotos livres de Royalty para usar em seu trabalho, este é o lugar. Você encontra fotos para quase todas as ocasiões. Observe duas coisas no site: primeiro, ao fazer uma busca, aparecem resultados premium de outro site chamado IstockPhoto. Simplesmente ignore estes resultados e veja os resultados das fotos grátis mais abaixo. Segundo, observe a licença de cada foto. Algumas fotos possuem restrições quanto ao uso comercial. Entretanto, a maioria poderá ser usada em qualquer ocasião, desde blogs até cartas de vendas e publicidade.
.

Jet Screenshot

Este ferramenta é incrível para você compartilhar imagens da tela do seu computador. Ao invés de registrar sua tela e enviar a imagem via anexo em um email, você abre o Jet Screenshot, grava sua tela ou parte dela e então o programa gera um link com a imagem online. Você também pode inserir palavras e marcar algumas partes da imagem com setas, gráficos e linhas. É uma ferramenta ideal para quem precisa explicar algum procedimento no computador ou deseja criar tutoriais rapidamente.
.

Camstudio

Ferramenta grátis e muito fácil de usar para você criar screencasts. Screencasts são vídeos que registram alguma atividade na tela do seu computador. As vezes é mais fácil você criar algum pequeno vídeo explicando determinado processo do que ficar explicando em palavras. Você pode criar vídeo tutoriais facilmente com esta ferramenta e então enviar via email ou para o Youtube ou qualquer outro site de vídeos. Atualmente utilizo Camtasia, que é uma ferramenta mais completa, mas comecei usando o Camstudio grátisentão eu não poderia deixar de dar esta dica para quem está começando e não pode ou não deseja investir no Camtasia.
.

E você? Já teve alguma experiência com alguma destas ferramentas? O que achou delas? Esteja à vontade para comentar, sua opinião será muito bem-vinda!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Página Lucrativa Fraude Enganação Revelando tudo sobre a PAGINA LUCRATIVA

Divulgação com anúncios gratuitos

8 coisas que você deve fazer para nunca ser hackeado