Truques para promover programas de afiliados e gerar mais vendas


Quando se trabalha com programas de afiliados, independentemente do nicho de mercado, existem alguns truques e táticas que podem ser usados para gerar um maior interesse junto do seu público alvo. São precisamente estas as táticas que a grande maioria das lojas de e-commerce usa para aliciar os seus clientes a comprarem mais produtos. Quando você promove um determinado produto por meio de um programa de afiliados, você não pode resumir a sua estratégia à amostragem de um banner publicitário. Promover programas de afiliados é muito mais do que isso, e na verdade requer uma série de estratégias e táticas por forma a aumentar o CTR das suas investidas, e com isso gerar mais comissões através desses mesmos programas.
Já aqui falámos de estratégias de marketing para promover programas de afiliados, mas a verdade é que além de todos os métodos de promoção que você provavelmente já conhece (display, text links, email marketing, etc.), existem muitos outros que têm mais a ver com fatores psicológicos ou gatilhos de ação, que fazem com que o usuário que esteja lendo o conteúdo, se sinta tentando a clicar, aumentando drasticamente o valor do CTR para a sua campanha, e gerando logicamente mais vendas passivas por meio dos mesmos textos.
ganhar dinheiro

ROTAÇÃO DE ANÚNCIOS

A grande maioria dos usuários que visita o seu blog com regularidade, já conhece os seus anúncios e consegue distingui-los do restante conteúdo. Muitos programas de afiliados oferecem vários banners para a mesma campanha, o que lhe possibilita rotacionar vários banners com a mesma dimensão, no mesmo local. Isso faz com que você apresente 3 ou 4 banners publicitários diferentes, mas todos eles apontando para a mesma campanha. Para fazer isto, você poderá usar um simples código PHP deste tipo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
<?php
$ad1 = '
<código banner1>
';
 
$ad2 = '
<código banner2>
';
 
$ad3 = '
<código banner3>
';
 
$ad4 = '
<código banner4>
';
 
$num = rand (1,4);
$ads = ${'ad'.$num};
 
echo $ads;
?>
Não esqueça logicamente de trocar o <código banner1> e afins, pelos códigos dos seus anúncios, sejam eles quais forem. Este código funciona com todo o tipos de banners publicitários, desde javascript a flash, passando por HTML, o que significa que pode ser usado inclusivamente para rotacionar campanhas diferentes de programas de afiliados. Isso vai permitir-lhe quebrar visualmente a leitura e gerar um maior impacto e interesse junto dos seus leitores regulares. Mesmo que use sempre a mesma campanha, ela poderá rotacionar com 3 ou 4 banners publicitários diferentes.

TAMANHO DAS FONTES E BOTÕES

Se o objetivo é conseguir de um determinado usuário compre um produto ou se registe num site, por meio dos seus links de afiliado ou botões, é importante que esses botões e esses textos não sejam demasiado pequenos. Textos pequenos tendem a tornar a leitura difícil e isso afasta os potenciais compradores. Além disso, textos que são ligeiramente maiores para incitar o usuário a clicar, tendem a ter taxas de clique (CTR) muito superiores, portanto, quando desejar chamar o usuário para a ação, coloque esses textos e botões em destaque, ligeiramente superiores à dimensão do texto padrão dos seus conteúdos.
Se reparar, muitas das páginas de aterragem de venda de infoprodutos, tendem a ter um botão de compra muito grande, por vezes desproporcional. E isso não acontece por acaso. Isso é uma forma de destacar aquilo que é realmente importante na página, que é a compra do produto. Logicamente, você não deverá exagerar no formato e dimensão dos seus links e botões, mas procurar um meio termo que seja visualmente atrativo, e que ao mesmo tempo lhe possibilite destacar essa ação em particular. Links noutra cor é também uma excelente forma de gerar vendas com programas de afiliados.

LINKS MASCARADOS

Por norma, links de afiliados escondidos ou mascarados, tendem a produzir melhores resultados do que links de afiliado comuns. Além disso, para uma boa gestão dos seus programas de afiliados, você deverá preocupar-se em usar um software ou um plugin, que lhe permita gerenciar esses links de afiliado de uma forma fácil e automatizada, para evitar ter de alterar todos os seus links quando algum dos programas decide implementar mudanças na sua estrutura. A juntar a isso, links mascarados ou escondidos tendem a gerar um CTR mais alto e um maior nível de confiança junto do usuário.
Uma das formas de você não estar constantemente alterando todos os seus links de afiliado porque uma determinada plataforma de afiliação decidiu alterar os links de uma determinada campanha ou mesmo do sistema inteiro, é utilizar um software para gerir os links de afiliado por si, sendo que em situações deste género, você apenas necessita trocar o link no software, e todos os links do seu blog ficam automaticamente atualizados.

VANITY URLS

Aqui na Escola Dinheiro utilizamos o plugin Vanity URLs que é um plugin WordPress muito simples e que lhe permite criar links de afiliado escondidos por detrás de um endereço à sua escolha. Você basicamente define a slug do endereço que deseja, do tipo www.escoladinheiro.com/aff_netaffiliation e depois o redireccionamento é feito de forma automática para o endereço URL de destino.
O plugin Ninja Affiliate é um plugin bastante mais poderoso e que lhe permite substituir automaticamente determinadas palavras-chave dos seus conteúdos por links de afiliado Nofollow, por exemplo. Além de ser possível definir um esquema de endereços personalizado do tipo www.escoladinheiro.com/recomenda/netaffiliation que depois redirecciona o usuário para o link de afiliado, é ainda possível substituir links de forma automatizada, configurar a abertura em nova janela, dar nofollow nos links automaticamente, entre outras opções. Isso é uma forma interessante do o deixar descansado para produzir conteúdos enquanto seu plugin faz o trabalho de afiliação por si.
Se desejar, existe ainda a possibilidade de esconder links de afiliados manualmente, através da criação de ficheiros PHP que redireccionam o usuário automaticamente para a página de destino, neste caso com o link de afiliado que você desejar. É um método que depois de realizado, é tão viável e prático como outro qualquer, e poupa também alguns pedidos à base de dados e ao servidor como acontece com os plugins.

ACIMA DA DOBRA

Quando você promove programas de afiliados, seja por meio de banners publicitários ou resenhas sobre os produtos, o seu foco deverá estar sempre no “above the fold”, ou seja, acima da dobra. Isto significa que a parte mais importante do seu conteúdo e do seu blog, é toda aquela que aparece acima da dobra, não existindo necessidade do usuário fazer scroll para conseguir ver o restante conteúdo. Na verdade, o usuário acabará por fazer scroll se o seu conteúdo o deixar interessado, todavia, é acima da dobra que o seu site/blog é mais rentável. É por essa razão que por norma os anúncios do Adsense são colocados acima da dobra, para gerarem um maior CTR por meio do tráfego orgânico.
Se pretende maximizar o potencial de ganhos dos seus conteúdos, você deverá focar-se acima da dobra, tanto para o conteúdo, quanto para os links de texto e banners publicitários. Os programas de afiliados, como qualquer outro programa, tendem a obter melhores resultados quando colocados em melhores posições no seu site/blog. O mesmo acontece com o conteúdo. Se o conteúdo acima da dobra for suficientemente atrativo, o usuário acabará por descer a tela para continuar lendo as informações presentes, pelo que você deverá focar-se bastante neste aspecto, para gerar o maior retorno possível para as suas campanhas.

MENOS É MAIS

Se você procurar fazer alguns testes em torno dos seus sites e blogs, vai perceber que na grande maioria das vezes, menos é mais, ou seja, quanto menos publicidade e propaganda você tiver no blog, maior será o foco dos seus leitores para aquilo que é realmente importante. Evite ao máximo promover demasiados produtos em simultâneo, ou encher o seu blog de propagandas. A diversificação é importante, mas nunca a qualquer preço. Foque-se nos produtos que lhe geram uma maior receita, e trabalhe esses produtos no sentido de lhes dar o maior destaque possível, gerando conversões regulares. Se você encher o seu blog de propaganda, você vai afastar o foco dos seus usuários para aqueles que produtos que por norma tendem a converter acima da média.

EXPERIÊNCIA PESSOAL

Quando você escreve resenhas de produtos para o seu blog, usando programas de afiliados, você deverá ter em atenção a sua experiência pessoal. Quanto mais original e genuíno você for, maiores são as suas chances de converter um leitor num cliente. Esta tática funciona para qualquer tipo de nicho de mercado, desde os produtos para dieta, ao recrutamento de afiliados, etc. Qualquer que seja a sua área de negócio, é importante que você compartilhe sempre a sua experiência pessoal, indicando os prós e contras do produto. Isso passa uma maior confiança para o leitor, gerando um maior CTR na campanha, que invariavelmente irá gerar mais vendas.

ENVIE EMAILS PESSOAIS

Esqueça os kits de email marketing que a grande maioria das empresas de afiliados oferece. Cerca de 90% desses kits de emails são constituídos por newsletters em HTML cheias de imagens, o que faz com que as suas campanhas caiam nas caixas de Spam dos seus subscritores, gerando um retorno muito baixo. Se você tem o seu link de afiliado, você pode simplesmente escrever um email pessoal aos seus subscritores, indicando as vantagens desse mesmo produto. Quanto mais pessoal for a sua mensagem, maiores serão as suas chances de conseguir um bom retorno.
Quando falámos sobre as estratégias para aumentar e/ou manter a sua lista de newsletter, referimos precisamente alguns dos pontos essenciais a aplicar num envio de texto, algo que você não consegue fazer quando importa uma newsletter HTML de um determinado produto/programa de afiliado. A saber:
  • Apresentação de quem você é;
  • Razões porque o usuário está recebendo esse email;
  • Mensagem pessoal/personalizada;
  • Contextualização do produto/programa com o seu público;
  • Vantagens e desvantagens do produto/programa;
  • Promessa (que você deverá conseguir manter);
  • Despedimento com mensagem pessoal;
  • Link de cancelamento.
Seguindo esses passos é possível garantir uma maior taxa de conversão do que enviando uma newsletter em HTML recheada de imagens apontando para um determinado produto/programa que o usuário nunca ouviu falar, e que na verdade você também não explica o que é e/ou para que serve. Por essa razão, as mensagens pessoais são sempre mais fiáveis e acabam aumentando consideravelmente as suas taxas de conversão.

INVISTA NAS MÍDIAS SOCIAIS

Conforme referimos no artigo sobre como gerar conversões de afiliados através das mídias sociais, existem inúmeras oportunidades de você aproveitar as redes sociais como o Facebook, para alavancar drasticamente o seu volume de vendas com programas de afiliados. Recentemente o Facebook lançou mais algumas novidades na sua plataforma de anúncios, as quais você poderá aproveitar para marketizar as suas resenhas de produtos afiliados, ou simplesmente correr anúncios diretamente pela plataforma, segmentando o tipo de usuários que você deseja captar.
teste promote
Num teste que realizámos à nova funcionalidade “Promote” do Facebook, que permite promover posts individualmente, chegámos à conclusão de que para determinados nichos de mercado, esta opção é uma realidade muito eficaz, especialmente quando o assunto é promoção de programas de afiliados. Recomendamos-lhe, por exemplo, que ao escrever uma resenha de um produto afiliado, você publique esse artigo na sua fanpage, e depois utilize a opção “Promote” para a promover junto dos seus fãs. Isso vai gerar um maior interesse pelos seus conteúdos, e gerar logicamente mais venda para o programa de afiliados que você está promovendo por meio desse mesmo artigo.
Você tem ainda outra opção, que requer um investimento provavelmente maior, mas que lhe permite divulgar uma determinada postagem para usuários que não são fãs da sua página, e que logicamente não conhecem o seu conteúdo. Para alguns programas de afiliados, isso pode ser também uma vantagem. Para outros, é importante que você utilize a opção acima indicada.
anúncios FB
Neste outro exemplo, numa outra página de fãs relacionada a um nicho de mercado específico, testámos a divulgação de uma postagem usando os anúncios do Facebook, ao invés da opção “Promote”. Dessa forma, conseguimos fazer chegar o anúncio a usuários que não conhecem a página, gerando um alcance muito superior, conforme se pode ver na imagem. Na verdade, se você disponibilizar por exemplo 15EUR para um “Promote” de um artigo, você tem duas opções:
  • Usa a opção “Promote” que promove a postagem internamente para os fãs da sua fanpage exclusivamente. Tem a vantagem de serem usuários que já conhecem o seu trabalho e que portanto terão uma maior tendência para clicar ou adquirir o produto.
  • Usa a opção “Anúncios do Facebook” e promove individualmente o artigo em questão, somente para usuários que ainda não são fãs da sua página, com o intuito de alcançar um maior número de pessoas, e gerar venda diretamente pelo artigo, para pessoas desconhecidas.
Ambas as opções são viáveis para usar com programas de afiliados, mas é importante que você faça alguns testes para compreender qual delas se adapta melhor ao seu nicho de mercado em concreto.

E VOCÊ, QUE ESTRATÉGIAS COSTUMA USAR?

Que estratégias e truques costuma usar para gerar mais conversões nas suas campanhas de programas de afiliados? Deixe o seu comentário e participe do debate!
Até Já!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Página Lucrativa Fraude Enganação Revelando tudo sobre a PAGINA LUCRATIVA

Divulgação com anúncios gratuitos

Lista com os principais sites de Autosurf do Brasil