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tenha sucesso hoje mesmo na internet

janeiro 02, 2013 Unknown 0 Comments


Ter sucesso na internet é tão fácil quanto contar 1,2,3

"Toda bola que entra no gol é perfeita"
-- Romário
Revelada uma estratégia que pode ser adaptada a qualquer negócio, produto ou serviço, que você queira comercializar no mercado virtual.

É o mesmo processo que você está acostumado a fazer no dia a dia de sua empresa, traduzido para o mercado digital.

Fórmula "Me dá mais" de Três Tempos Para o Sucesso na Internet

É muito fácil fazer negócios via internet. São apenas três passos:

1. Você atrai pessoas interessadas em seu produto para seu site (Pré-venda).
2. Você faz a primeira venda, transformando visitantes em clientes (Pré-venda).
3. Você trabalha sobre sua base de clientes e visitantes, multiplicando seus negócios (Pós-venda).

O ‘segredo’ se posso chamar assim, é dar cada passo com perfeição para ter resultados positivos.

Lembre-se que marketing é um processo e não um evento. Para esta fórmula funcionar, use-a de forma cíclica.

Primeiro tempo - atraindo TRÁFEGO QUALIFICADO.

A primeira coisa que você tem que fazer é trazer visitantes para seu site.

Dããã! isso todo mundo sabe. O que parecem esquecer é que o interesse dos visitantes é mais importante do que a quantidade deles. Não que você não precise de muitos visitantes, mas se você sempre procurar os ‘melhores visitantes disponíveis’, obterá resultados melhores com menor esforço (custos).

O que você fez hoje para garantir mais visitas a suas páginas?

A preguiça – mãe de todos os pecados – faz muita gente comprar listas de emails de proveniência duvidosa e enviar mensagens mal escritas tanto gramaticalmente quanto em termos de publicidade.

Se fosse assim tão fácil, não haveria tanta quebradeira nas pontocom e qualquer um com uma lista desta ficaria milionário na primeira semana de negócios na web. Se isso não ocorre é porque, a despeito do que dizem os SPAMMERS, isso não funciona.

Se você não se incomoda com a enxurrada de lixo que chega todos os dias em sua caixa de entrada e com a ‘energia negativa’ gerada pela imensa maioria silenciosa que tem raiva destas mensagens, use por seu próprio risco, mas saiba que é igual dar tiro no pé.

O que você quer não é qualquer visitante, mas pessoas interessadas em seu produto ou serviço. E nenhuma lista de emails comprada no mercado pode te dar estas respostas.

Esse ‘fluxo de visitantes’ é o que chamamos de tráfego e quanto mais interessado está seu visitante, mais qualificado é o tráfego.

As ferramentas mais efetivas a serem usadas nesta primeira fase são:

* Domínio dos sites de busca através de otimização e serviços de performance;
* Tagline, uma assinatura automática em suas mensagens de email (marketing viral);
* Link Trade, parcerias com a troca mutua de banners e links entre sites complementares;
* Indicação através de scripts, web cards, etc. (marketing viral)*.
* Ebooks, ezines e outros recursos gratuitos para baixar. *

* Estes recursos são ativados no segundo tempo da fórmula já que dependem do visitante para divulga-los, a não ser que você as use em parceria com outros sites (como anúncio ou parcerias).

Então, você atraiu o visitante até sua oferta. O que vai fazer com ele?

Segundo tempo - fazendo a primeira venda

Entre no departamento comercial de qualquer empresa (de qualidade) e pergunte: “o que é mais fácil, conquistar um novo cliente ou manter um cliente?” Pode até te surpreender , mas 11 entre 10 profissionais dirão que ”é mais fácil manter um cliente do que conquistar um novo”.

Desta forma, transformar seu visitante em cliente fazendo a primeira venda, é o que eu chamo de segundo tempo. Talvez você conheça pelo nome de processo de pré-venda.

Nesta fase você usa técnicas de marketing para encantar o potencial cliente, dar-lhe conforto e confiança até o ponto em que o visitante está pronto para comprar.

É importante frisar, você não encanta o cliente com tecnologia e design, e sim com o bom e velho marketing direto. Traduzindo: uma argumentação de vendas talhada, palavra por palavra, para vender, focada em um determinado público-alvo.
COMO MÍDIA, A NATUREZA DA INTERNET É A ESCRITA.
Nem sempre é possível vender na primeira visita, por melhor que seja seu argumento de venda. Aliás, é praticamente impossível fazer a venda assim, logo de cara. Por isso, muitos "especialistas" dizem que mais importante que a visita, é o retorno do visitante.

O que eles esquecem de dizer é como fazer isso.

As ferramentas usadas no processo de pré-venda (segundo tempo):

* A carta de vendas (anúncio) – o principal instrumento para o fechamento de negócios e o mais escasso na internet hoje. Pelo menos, cartas de venda de qualidade, ou seja, que dão conta da tarefa. (meta principal do segundo tempo: fazer a primeira venda).
* Promoções, ezines, ebooks, autoresponders e outros recursos. Estes são usados para garantir o retorno do visitante e ao mesmo tempo para educa-lo sobre sua oferta preparando-o para comprar. (meta secundária: garantir o retorno do visitante, capturando informações para contato posterior).

Terceiro tempo - multiplicação de resultados trabalhando sobre a base de clientes

Agora que você já conquistou o cliente (já vendeu alguma vez), é hora do show. Você precisa de um processo pós-venda para manter o cliente e fazer novos negócios e também para que ele te ajude a indicar novos clientes.

Esta fase varia de acordo com cada produto ou serviço que sua empresa oferece e os recursos disponíveis, mas as ferramentas são praticamente as mesmas usadas nas fases anteriores.

A diferença principal está nos argumentos que serão empregados para se obter os novos objetivos propostos e nos sistemas de automação que serão usados para facilitar o atendimento a milhares de clientes.

Uma das melhores formas de multiplicar seu resultado é através de um programa de afiliados. Empregando marketing multi-nível, você transforma seus clientes (e até os não clientes) em associados (quase como se fossem representantes ou revendedores de seus produtos ou serviços) do seu negócio. Automatizado, o processo permite atender a milhares de clientes pessoalmente.

Imagine um exército de sites divulgando e vendendo seus produtos para você. E você só pagando por resultados.

As ferramentas usadas no terceiro tempo, são:

* Argumento de venda - redação publicitária (incentivando novos negócios).
* Promoções, ezines, ebooks, autoresponders e outros recursos (contato continuado).
* Programas de afiliados (marketing de rede).

Integração

A fórmula de três tempos foi apresentada de forma linear, por se tratar de uma maneira mais fácil de entender. As fronteiras entre os três tempos são tênues e diversas táticas trazem resultados em mais de uma das fases mostradas.

Por exemplo: mini cursos gratuitos via autoresponders seqüenciais empregados no processo de pré-venda (segundo tempo), também podem servir como atratores de tráfego qualificado (primeiro tempo), basta que as mensagens incentivem o leitor a passa-las adiante.

O importante é planejar antecipadamente seus objetivos e munir-se das ferramentas para medir os resultados, sem se preocupar demais se essa ou aquela tática faz parte de que tempo.

Aliado ao bom senso, tudo o que você precisa para ter sucesso na Internet, é adaptar a fórmula MEiO de três tempos para o sucesso na internet ao seu negócio.

Qualquer dúvida, entre em contato.

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