Reengajamento: acerte a estratégia e reative clientes

Os consumidores recebem todos os dias um grande volume de mensagens. Por isso, estão cada vez mais seletivos na hora de escolher as peças de e-mail marketing com que vão interagir. A relevância e a segmentação tornam-se, assim, essenciais na estratégia das campanhas.
Se mesmo bem trabalhadas suas ações ainda não estão gerando os resultados esperados, você pode estar usando uma lista com muitos clientes inativos, aqueles que não abrem as mensagens, não interagem com a peça, não clicam nos links e, mais importante, que não têm comprado em sua loja por um determinado período. Para trazer esses usuários de volta, é preciso investir em uma eficiente campanha de reengajamento.
O primeiro passo é identificar quais são os inativos da sua lista, segmentá-los, separando-os por tipo e período de inativação, e depois criar um e-mail para cada perfil de público que deseja reativar.
Enviar mensagens como “sentimos sua falta”, em que se ofereçam recompensas como cupons, descontos e frete grátis, por exemplo, é uma boa forma de despertar e testar o interesse do consumidor. Se ele interagir com a peça, vale a pena mantê-lo na lista porque você ainda pode reativá-lo.
Já mensagens com sugestões relacionadas a produtos com que o cliente já interagiu por meio do e-mail marketing é uma tática muito eficiente para trazer de volta consumidores que já compraram em sua loja. Esse recurso também pode ser utilizado para disponibilizar descontos em produtos em que a pessoa demonstrou interesse em comprar, mas não finalizou a transação.
Para acertar a estratégia de reengajamento, é importante identificar quem são os inativos na sua base e tomar medidas que os estimulem a interagir com a peça, para que voltem a clicar, compartilhar e comprar. Se no fim das ações ainda existirem usuários que não interagem de nenhuma maneira com o e-mail marketing, é hora retirá-los da lista porque ter um mailing limpo e atualizado é parte importante do sucesso das campanhas.
*Juliana Azuma é superintendente de Marketing Services da Serasa Experian e responsável pela Virtual Target.

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