Em época de declaração do IR, tentativas de golpes se espalham pela web

A Receita Federal está alertando as pessoas que precisam declarar o Imposto de Renda para que tenham muito cuidado com as tentativas de golpes que se espalham pela internet. Os golpes chegam, principalmente, através do email dos contribuintes.
Segundo a Receita Federal, quadrilhas especializadas em crimes pela internet utilizam mensagens eletrônicas que servem como meio para a obtenção ilegal de informações fiscais, bancárias e cadastrais do contribuinte. São mensagens com links ou arquivos em anexo que infectam computadores com vírus e outros programas que permitem o acesso ilegal aos dados de qualquer um que utilize o terminal.



Um dos golpes mais conhecidos, informa que a Receita Federal analisou todas as declarações do Imposto de Renda 2012/2013 e encontrou uma inadimplência no CPF do usuário. Para isso, a mensagem pede que o usuário clique em um link para ver o demonstrativo dos números apresentados e de declarações divergentes. Em outra tentativa de golpe, pede para que as pessoas façam o download do programa de declaração do Imposto de Renda, indicando a necessidade de envio de uma declaração retificadora ou a existência de valores residuais de restituições do Imposto de Renda a serem recebidos pelo declarador.
Para que você não seja vítima deste tipo de golpe, é necessário que tome alguns cuidados como não abrir e apagar imediatamente as mensagens que contiverem este conteúdo, até porque a Receita não envia nenhum tipo de comunicação via e-mail sem a autorização do contribuinte nem autoriza terceiros a fazê-lo em seu nome. A única forma de comunicação eletrônica com o contribuinte é por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC).
O prazo final para a entrega da declaração é até 30 de abril e o programa gerador deve ser baixado diretamente no site da receita federal (www.receita.fazenda.gov.br).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Página Lucrativa Fraude Enganação Revelando tudo sobre a PAGINA LUCRATIVA

Divulgação com anúncios gratuitos

Lista com os principais sites de Autosurf do Brasil