Como o Conteúdo Pode Torná-lo(a) um Expert (em qualquer assunto)

Você é cético? Quer provas inquestionáveis sobre a importância do Marketing de Conteúdo? Que tal uma comprovação formal de que o conteúdo é, hoje, o principal aspecto analisado pelo consumidor no seu processo de compra?

Post com vídeo


Então você gosta de números? Quer comprovações matemáticas ou estatísticas do que realmente funciona? Bem, de certa forma também sou assim, tenho formação matemática, mas a especialização em marketing digital me deixou menos cético, mas ainda bastante exigente. Basicamente, é difícil me convencer sem bons argumentos...
Marketing de Conteúdo chamou minha atenção pela efetividade. Todos os meus negócios digitais de sucesso foram baseados em técnicas de conteúdo. Quer dizer, minha opinião foi baseada em fatos reais...
Li, recentemente, um excelente relatório feito pela Nielsen (gigante das Pesquisas e Informação) para a InPowered, disponível para download gratuito emhttp://www.inpwrd.com/nielsen. Aconselho que você baixe agora este relatório, pois ele tem informações excelentes (em inglês).
O relatório apresenta diversos gráficos que mostram a importância do marketing de conteúdo no processo de decisão de compra, mas principalmente o aumento da importância, nessa decisão, de conteúdos publicados nas mídias sociais, avaliações, publicidade online e os conteúdos feitos por experts e, também, da queda da consideração da publicidade em rádio, tv e sites das marcas nessa mesma decisão.
Apresento apenas um dos vários gráficos, para mostrar uma grande oportunidade. Este gráfico mostra que o conteúdo oferecido por experts é a fonte de consulta que mais influencia na familiaridade e afinidade com a marca e, por fim, na consideração de compra. Isto é, considerando que o processo de compra passa por conhecer (familiaridade), gostar (afinidade) e considerar como opção de local de compra (consideração de compra), o conteúdo criado por experts é o fator mais importante em todo esse processo.
marketing de conteúdo

Agora, quem é expert em algum assunto? O que determina isso? Nessa resposta está escondida uma grande oportunidade.
Deixe de lado o “pseudo glamour” que acompanha a palavra expert e analisemos como é possível se tornar um. Primeiramente, há que se considerar que normalmente há muito trabalho anterior para se chegar a esse “posto”.
Pense comigo, em 2010, o Lula apresentou a Dilma como expert em gestão, disse que ela era a gerentona, lembra? O eleitorado comprou essa ideia e terminou por elegê-la presidente. Foi um caso de expert apresentado por terceiro, que já tinha autoridade e a transferiu, “criando”, assim, um novo expert.
Eu considerei que tinha bom conhecimento de marketing digital, pois tinha uma agência digital desde 1999 e queria trabalhar com educação. Então, comprei o domínio MarketingDigital.com.br, produzi 200 páginas de conteúdo e criei o portal da Marketing Digital, em 2012. As pessoas gostaram do meu conteúdo, começaram a compartilhar, comentar, a coisa cresceu e alcancei o primeiro lugar no Google para marketing digital. Comecei a ser chamado para palestras, fiz meu próprio evento, conheci diversas autoridades na área e fui aceito como expert. Foi o caso de buscar conquistar uma condição - eu me apresentei ao mercado e tive minhas credenciais aceitas.
Agora, pense no Rafael Rez Oliveira, meu parceiro no Projeto Treinamento em Marketing de Conteúdo, que desde 2010 palestra sobre o tema de Marketing de Conteúdo. Ele é chamado para dezenas de eventos por ano, e na maioria deles fala sobre Conteúdo. Suas palestras são excelentes, ele, então, é chamado para dar aulas na principal pós-graduação de Marketing do Brasil e, assim, conquista o posto de expert, como que por aclamação, é indiscutível que ele é especialista no assunto.
Há 3 formas de chegar à condição de expert.
Assim, vemos que há 3 formas de chegar à condição de expert, pegando carona na autoridade de terceiros, sendo credenciado pelo mercado ou sendo aclamado por este.
Se você não for gênio, nem tiver um padrinho muito forte, a oportunidade está na busca de credenciamento pelo mercado. Vimos, pelo estudo da Nielsen, que conteúdo gerado por experts é a principal fonte de consulta em uma decisão de compra. Por isso, o mercado está em busca de experts. Experts em nichos e também em áreas extensas do conhecimento. Em muito pouco tempo, apesar da grande oferta, a busca por conteúdo gerado por experts será incrivelmente grande. Considere que a oferta de conteúdo é grande, mas pouco qualificada, sem objetivo, planejamento ou estratégia. Se você entender o que o Marketing de Conteúdo pode fazer por seu negócio, pode se preparar para tomar posse de seu nicho, de sua área de atuação, como um expert. E esta é uma grande oportunidade.
Veja o vídeo que preparamos sobre este assunto.
Não perca a oportunidade de saber mais sobre Marketing de Conteúdo e conte conosco para isso. Para ter acesso a excelente infográfico sobre o assunto e baixar gratuitamente 2 e-books que preparamos para você, visitewww.MarketingdeConteudo.com.br/euquerosabermais.
E você, o que acha? Por favor comente e compartilhe! Não gostou? Discuta e ajude-nos a aprimorar a MarketingDigital.com.br.
Siga-nos no Facebook ou cadastre-se para ser informado de novas publicações.
Participe, também, do grupo de discussão da MarketingDigital.com.br no Linkedin. O grupo é aberto, e todos podem publicar conteúdo de marketing digital (exceto anúncios).

Alex Moraes é especialista em Marketing Digital, escritor e palestrante. É responsável pelo conteúdo, cursos e eventos da MarketingDigital.com.br, além do canal no Youtube, grupo no LinkedIn, página no Facebook e perfil no Twitter.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Página Lucrativa Fraude Enganação Revelando tudo sobre a PAGINA LUCRATIVA

Divulgação com anúncios gratuitos

Lista com os principais sites de Autosurf do Brasil